xxxx

sábado, 11 de julho de 2009

Senta que lá vem estória!




As crianças adoram ouvir histórias. Ficam na expectativa de saber se a princesa de cabelos dourados vai fugir da torre. Envolvem-se e encantam-se. Os pais deveriam ler sempre para os filhos. A criança depara-se com os adultos falando com voz diferente, um brilho alterado no olhar e com movimentos ou expressões faciais incomuns, e essa mudança de comportamento fascina os pequenos. A comunicação e a relação com os filhos ficam mais estreitas e o resultado desse momento tão particular não poderia ser diferente: a hora do conto se eterniza na memória infantil.

Para tornar esses momentos ainda mais especiais, confira algumas dicas de especialistas sobre a hora da leitura:

. Entonação: nada é mais entediante para uma criança do que uma leitura monótona. A voz dramatiza a história, mas cuidado para não exagerar.

. Ler ou contar, tanto faz… Os enredos improvisados de sucesso têm os filhos como personagens. Mas a leitura é também uma ótima ferramenta, porque cria no filho a idéia de que as histórias moram nos livros.

. Cenário: Não é preciso muita elaboração para criar cenas. Um simples lápis que se transforma em vara de condão ou um lenço que vira uma capa mágica são capazes de encantar a criança.

. Não há hora: Se quiser, estabeleça um momento do dia para a história, como antes de dormir, mas não há regras.

Tintim por tintim: Tente não mudar o enredo das histórias. Crianças pequenas pedem que se repita várias vezes a mesma história. Esperam determinadas partes só para confirmar que já as ouviram antes. É assim que também vão compreendendo melhor o conto.

A leitura aproxima a família, estimula a imaginação e a criatividade das crianças, melhora a escrita e a fala, além de deixar uma boa lembrança, guardada para sempre na memória.

Então, tente! Comece hoje mesmo e veja o quanto você e seu filho vão se divertir nessa viagem.

Um comentário:

  1. NA HORA DA HISTÓRIA,QUEM DISSE QUE É SÓ A CRIANÇA,QUE SE DIVERTE E APRENDE????????????

    ResponderExcluir