xxxx

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Minhas férias




Quem é que nunca teve que escrever uma redação sobre as férias?Acho que todo mundo já escreveu uma.
No meu tempo de criança lá pelos anos 60, as narrativas eram mais ou menos assim:Fui para o sitio de um tio em Sorocaba, colhi laranjas e elas estavam maduras , uma delicia também para fazer suco ! Tomei banho no lago e pesquei no rio.Andei à cavalo, tirei leite da vaca, me diverti muito!
No tempo dos meus filhos lá pelos anos 90, as coisas tinham mudado um pouco, já não se tinha tantos parentes morando em sitios.
As narrativas eram mais ou menos assim:
Passei umas férias um pouco chatas, fiquei assistindo desenhos na televisão quase as férias todas.,alguns dias eu ia para casa de minha avó e brincava com os vizinhos dela, só que era um pouco perigoso e minha avó ficava me chamando para dentro o tempo todo.Acho que prefiro vir á escola e brincar no recreio.
Agora na primeira década do ano 2000, minha neta está de férias e vem o dilema: O que fazer?
Lógico neste mundo capitalista a ordem é divertir-se com as mais novas atividades tecnoló$icas!
Shoping $, cinema $, shoping $, Parque da Mônica $, shoping $,Parque da Xuxa $ ,shoping$, Playcenter$, haja dinheiro!
São trinta dias de férias, para esses passeios durante apenas vinte dias, podemos separar uns quinhentos reais.
Não se conta só a criança, conta-se também o acompanhante(pai, mãe ou avó).
Não sei se em alguma escola existe um programa de férias para os alunos, mas seria interessantíssimo que houvesse a possibilidade em pelo menos quinze desses trinta dias, houvessem passeios, brincadeiras e atividades recreativas para os alunos.É a única solução que vejo para crianças que moram em capitais e que não têm oportunidade de passar dias em lugares junto a natureza e com espaço para brincadeiras.
É para refletir......

Um comentário:

  1. HOJE EM DIA FÉRIAS,É SINONIMO DE CHATICE.
    TUDO É FEITO MAQUINALMENTE.A LIBERDADE DA INFÂNCIA,O SE SUJAR NA TERRA,ENCHER O MAIÔ DE AREIA,O SUBIR NAS ARVORES,CAÇAR BORBOLETAS,PULAR CORDA NA GRAMA,ESCODE ESCONDE,
    CORRER DESCALÇO,FICAR DEITADO NA GRAMA E OLHAR PARA O CÉU AZUL OU OCÉU CHEIO DE ESTRELAS,...................PUXA QUE SAUDADES!UMA SAUDADE TÃO SAÚDAVEL,QUE NOSSAS CRIANÇAS
    NÃO IRÃO TER E NEM SABER DO QUE ESTAREMOS FALANDO.

    ResponderExcluir