xxxx

segunda-feira, 16 de março de 2009

Como fazer aa criança gostar de verdura.



Há alguma forma de convencer as crianças que recusam hortaliças e verduras a comê-las

A melhor abordagem é desdramatizar esta situação. Convém recordar que as preferências alimentares são influenciadas pelo processo de aprendizagem. As crianças apresentam uma tendência natural para rejeitar novos alimentos (neofobia), particularmente vegetais e fruta, mas têm também a capacidade de aceitar novos alimentos quando estes são oferecidos repetitivamente.

As experiências precoces com os alimentos são cruciais no desenvolvimento dos padrões e preferências alimentares. Os pais são os modelos dos filhos: de nada vale insistir com a criança para que coma determinados alimentos se esses alimentos não forem consumidos habitualmente em família.

Algumas formas de habituar os miúdos a comer hortaliças e saladas passam por:
1. Preocupar-se com a moderação: a criança acusa a "pressão" de várias formas, pelo que a melhor abordagem passa pela persistência sem ansiedade.
2. A refeição, sempre que possível, deverá ser feita em família e a criança deverá partilhar a mesma refeição, que deverá incluir sempre hortaliças ou saladas. A criança interioriza que esses alimentos fazem parte da alimentação quotidiana, percebe que os pais os apreciam e tende a imitar.

3. Não aceite à primeira o “não gosto destas coisas verdes”. Por vezes é necessário apresentar sete ou oito vezes o mesmo alimento até a criança o aceitar. Esta repetição permite à criança familiarizar-se com o alimento, com o seu sabor e a sua textura.

4. Ofereça os alimentos em quantidades pequenas para encorajar a criança a comer, ou seja, todos os dias apresente-lhe sopa e legumes no prato. No primeiro dia, insista para que coma pelo menos duas colheres de sopa e três ervilhas; no segundo dia, quatro colheres e seis ervilhas.

6. Apresente os pratos de maneira agradável, evitando a monotonia alimentar. Varie: beterraba e cenoura crua ralada, pepino aos quadradinhos, tomate com milho, brócolos e cenouras baby gratinadas com queijo.

7. Preparar os alimentos na presença ou com a ajuda da criança é um truque infalível. Experimente preparar uma sopa em conjunto, dando-lhe pequenas tarefas, como separar as folhinhas do agrião: esta actividade incentiva a criança a comer e estimula-a também a participar nas tarefas domésticas.

8. Leve-a ao supermercado para comprar legumes e frutas: deixe-a tocar, cheirar, comparar e até pesar os diferentes alimentos. Será difícil resistir a tanta cor e variedade.

Um comentário:

  1. NÃO É FÁCIL,QDO A CRIANÇA SE NEGA EXPERIMENTAR QQ ALIMENTO DIFERENTE.MAS NÃO DEVEMOS DESISTIR,UM DIA AOS POUQUINHOS,VENDO OUTROS COMENDO OU INSISTÊNCIA DA MÃE,ESSES BAIXINHOS RESOLVAM FAZER AS MÃES FELIZES E MENOS PREOCUPADAS E COMECEM A COMER.

    ResponderExcluir